[Objetos Cortantes]

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Objetos Cortantes
Autora: Gillian Flynn 
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 202


["Por que essas palavras? Milhares de horas de terapia forneceram algumas ideias dos bons médicos. Elas são com frequência femininas, como cartilhas de alfabetização e canções de ninar. Ou são explicitamente negativas. Número de sinônimos para ansiosa gravados em minha pele: onze. A única coisa de que tenho certeza é que, na época, era crucial ver essas letras em mim; não apenas vê-las, mas senti-las."]

      

      Gillian Flyn tem um estranho gosto pelo pitoresco e pela atmosfera sombria em suas obras - especialmente no que diz respeito a suas personagens femininas. Objetos Cortantes é seu romance de estreia e recebeu dois merecidos Britain’s Dagger Awards.
        Objetos Cortantes conta a história de Camille Preaker, uma jornalista que volta para a sua cidade natal com o objetivo de escrever uma matéria sobre dois crimes que ocorreram naquela cidadezinha: Duas garotas desaparecidas e uma delas é encontrada morta. Suspeita-se de um assassino em série a solta na cidade. 
         Engana-se quem pensa que a única temática do livro são os crimes; toda a investigação feita por Camille é apenas plano de fundo secundário para um tema muito mais profundo. Muito intimista, a obra trabalha com doenças e transtornos mentais, questões de gênero, estrutura familiar e te leva a uma empatia quase que sufocante com os personagens, que são reais, cheios de defeitos, qualidades e dores. 
          A história trabalha com os problemas emocionais que a protagonista sofre, nos contando da sua recente internação em uma ala psiquiátrica, além de abordar a relação de Camille com Adora, sua mãe, e vai nos apresentar diversos modelos de famílias tradicionais tóxicas no corpo do texto. A casa de Adora funciona como um útero; matriarcalista em todos os tijolos, mas passa longe de ser uma casa acolhedora, aparentando mais uma grande casa de bonecas, onde todos ao redor são marionetes, extremamente dependentes e submetidos à vontade de Adora.
           A própria cidade parece funcionar assim, apesar de ser um tanto quanto conservadora por se tratar de uma cidade interiorana e pequena, ela parece se mover de acordo com as vontades de Adora, já que sua família é rica e influente. Há um reflexo disso no comportamento de Ama, meia-irmã de Camille, com quem ela quase não tem contato no início do texto.
           Há também um dualismo nos papéis familiares: a família de sangue, tradicional em contraste com uma não-tradicional, já que o chefe de Camille ocupa a função de pai, mãe, guia, protetor para ela; papel este que a própria Adora nunca conseguiu ocupar. Além disso, as noções de afeto são trabalhadas ao longo de toda a obra: como as relações interpessoais afetam o indivíduo? Como a família faz com que este indivíduo gere uma resposta psicológica e social e trate a sociedade? E como esta sociedade trata o indivíduo?
          Para quem já leu Garota Exemplar, é notória a narrativa intimista e escrachada de Gillian, ela deixa seus personagens livres, sem freios no fluxo de pensamento, eles devaneiam no que querem por mais sombrio que sejam tais pensamentos. Impossível não amar Camille e sentir todas as dores que ela sente, dores essas que são descontadas em cortes, na autoviolência e no abuso de álcool. 
      

[Trechos do Livro]

["Estava sentada em meu cubículo revestido de juta, olhando para a tela do computador. Minha matéria do dia era uma maldade sem graça. Quatro crianças, com idades entre dois e seis anos, tinham sido encontradas trancadas em um quarto em South Side com dois sanduíches de atum e um litro de leite. Ficaram lá três dias, circulando como galinhas entre a comida e as fezes no carpete. A mãe saíra para fumar unzinho e simplesmente se esquecera delas. Algumas vezes é o que acontece."]



["Entende o que quero dizer? Se alguém quer fazer coisas esquisitas com você, e você permite, você as torna mais perturbadas. Então você tem o controle. Desde que não enlouqueça."]

["Uma criança criada com veneno considera dor um consolo."]


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